OFEREÇO RECEBI SOBRE HOME

0

PRODUÇÃO DE TEXTO


Provocação

Você ensina Língua Portuguesa ou Práticas de Linguagem?

Se você estiver alinhado com as atuais concepções de linguagem, deve ensinar os alunos a pôr em prática a linguagem, formando cidadãos leitores e escritores de uma cultura em que a escrita é predominante. Com base nas pesquisas desenvolvidas pelo filósofo russo, Mikhail Bakhtin, essas concepções têm como peças-chave a relação interpessoal, o contexto de produção dos textos, as diferentes situações de comunicação, os gêneros, a intenção de quem o produz e a interpretação de quem o recebe. Portanto, mais do que ensinar os elementos e as normas que compõem a Língua Portuguesa, precisamos ensinar as Práticas de Linguagem que vivenciamos em nossa língua materna. “O desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam ‘decifrar’ o sistema de escrita”. 
educadora argentina, Délia Lerner.


O desenvolvimento da linguagem oral, por sua vez, apesar de ainda pouco priorizado na escola, precisa ser trabalhado com exposições sobre um conteúdo, debates e argumentações, explanação sobre um tema lido ou leituras de poesias. "O importante é oferecer oportunidades de fala, mostrando a adequação da língua a cada situação social de comunicação oral".

Abaixo estão algumas etapas de produção de texto que podemos utilizar para ajudar no desenvolvimento e criatividade dos alunos na hora de elaborar um texto:

Produção de texto lido e ouvido


   












                                            


Produção de texto com desfecho único











Produção de texto com desfecho alternativo

   










Produção de texto com final aberto























Produção de texto com desenvolvimento aberto







Produção de Texto com início aberto






livro 2 Ache o fio e conte o fato 
autora:Zélia Almeida 
editora:dimensão

Produção de texto com final criativo







0 comentários:

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra