OFEREÇO RECEBI SOBRE HOME

0

MÚSICA x EDUCAÇÃO

                       

DE ONDEM SURGIRAM AS NOTAS MUSICAIS?


As notas musicais são: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si ou C, D, E, F, G, A, B.
Tiveram a sua origem do Hino à São João Batista:
Ut queant laxit 
Ressonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solvi polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes

Antes eram utilizadas as letras do alfabeto para denominar as notas musicais,
à partir do século XVII houve a mudança de ut para dó, poderia ser uma
abreviação de dominus, significa Senhor.

Brincadeiras para trabalhar a percepção


Caixinha surpresa

Colocar em uma caixinha vários nomes (ou figuras) de animais e objetos
sonoros. Ao ritmo de uma parlenda de escolha, as crianças passam a
 caixinha de mão em mão. Ao final da parlenda,
aquele que ficou com a caixa na mão retira um nome e tenta imitar
o seu som para que a turma adivinhe qual é o animal ou objeto sonoro.


Telefone

Para a descoberta do timbre.

Um telefone de brinquedo ou um obejto que possa representar o aparelho.

As crianças passam de mão em mão enquanto um escolhido fica de 
costas para a turma. A criança que está de costas emite um som imitando
 a chamada do telefone. Aquele que estiver com o telefone na mão dirá
 "Alô" e a outra criança deverá adivinhar quem atendeu a sua chamada.



Mais sobre exploração de timbre

Em roda, cada criança terá um instrumento (produzido em aula ou não) 
e uma criança no meio da roda de olhos vendados. Ao sinal 
do orientador, um instrumentista da roda toca seu instrumento. A criança
 de olhos vendados deverá indicar de onde vem o som e que instrumento 
foi tocado.
                         
 Sons do cotidiano





Sons do cotidiano - Paisagem sonora



Descrever os sons possíveis em uma cena como esta faz pensar as
 tantas possibilidades sonoras que encontramos no meio. Que sons
 ouvimos em casa, na escola, em um parque, em uma festa de
aniversário e qual a importância desses sons. Podemos imaginar
 uma situação cotidiana somente ouvindo seus sons característicos.
É sempre divertido brincar com esses sons, inventar histórias e
lugares alguns que só existem na nossa imaginação.


Construa uma história com a turma e depois conte usando 
somente o resultado sonoro. Também podemos construir uma 
"partitura" com gráficos feitos pelos próprios alunos.

Notas musicais

Em um primeiro momento, usar escada musical como referencia para a altura do
 som, mas a ideia de uma montanha russa é muito importante para que os alunos
entendessem a noção de altura (graves e agudos). Pode utilizar essa ideia em todas
 as series/anos.


Fonte: "flauta doce", Nereide S. Santa Rosa - ed. scipione



Para completar... 


Atenção pra não dar a ideia de "tons" vizinhos (o que é outra história).

 Essa é uma atividade para relacionar a ordem das notas musicais, 
com mesmo principio da ordem numerica.



Minha Canção

Composição: Sergio Bardotti / L. Enriquez Bacalov / Chico Buarque
Dorme a cidade
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão
Soletra um verso
Lavra a melodia
Singelamente
Dolorosamente
Doce a música
Silenciosa
Larga o meu peito
Solta-se no espaço
Faz-se a certeza
Minha cançao
stia de luz onde
Dorme o meu irmão



JOGOS RÍTMICOS



Esse material trata-se de um jogo rítmico que podemos

 usar antes de introduzir as figuras musicais, como a colcheia e a semínima.

Pode ser usado nas aulas de piano. Imprimir os desenhos em uma folha mais grossa, 
recortar e plastificar, para ficarem como cartões.
A cartela com um grupo de 2 desenhos pequenos é a  representação de duas 
colcheias.
A cartela com apenas 1 desenho é a  representação de uma semínima.

Pedir para a criança escolher um grupo de desenhos e depois ensinar a  solfejar. 
Por exemplo: Se a criança escolher o grupo das estrelas, explicar que a cartela 
com 2 estrelas pequenas teremos que tocar 2 vezes e um pouco mais rápido e a
 cartela com a estrela maior teremos que  tocar 1 vez.
Depois,  montar uma sequência para que ela toque, e após conseguir , 
vamos mudando de grupos de desenho.
Para alunos de classe, basta fazer um grupo para cada um e pedir para que
 batam palmas, no ritmo correto.


Quando a criança já estiver habituada ao rítmo, podemos passar 

para as figuras,com as atividades da mesma forma.
O que difere é que, para as menores, os desenhos chamam mais atenção do que 
as 'bolinhas pretas'.


Jogo da memória com notas


 Desenhos para pintar







Música "SOPA" da Palavra Cantada para a criançada. 
Eles amam essa música. Assista  o vídeo também, para quem
 não conhece, vale a pena!





0 comentários:

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra